Comércio (Retalhista) PORTO
O CESP está a negociar o Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) dos trabalhadores do Comércio Retalhista do Porto com a Associação de Comerciantes do Porto.
No entanto, fomos informados que outros dois sindicatos estão disponíveis para retirar o direito ao descanso compensatório dos trabalhadores que prestam serviço ao Domingo — direito conquistado em 2019: “descanso compensatório correspondente a 50% das horas de trabalho realizado por cada domingo trabalhado”. Sabe mais aqui.
Estamos em luta pelo Cumprimento integral do Contrato Colectivo de Trabalho dos Trabalhadores do Comércio do distrito do Porto, incluindo a atribuição do descanso compensatório pela prestação do trabalho ao domingo – e pelo pagamento dos retroactivos desde 2019!
Após várias reuniões desde Junho de 2023, a Associação Patronal dos Comerciantes do Porto enviou-nos agora a sua contraproposta — muito aquém das necessidades dos trabalhadores, não repõe o poder de compra e é um completo desrespeito por quem trabalha no sector!
A Associação de Comerciantes do Porto não só adiou por vários meses a resposta às propostas do CESP, como propõe prejudicar os trabalhadores pelo seu próprio atraso!